Policial

Pacientes com coronavírus estão sofrendo preconceito em Guanambi, diz secretário

Publicado por
Compartilhado

Durante coletiva nesta sexta-feira (22), prefeito Jairo Magalhães e Secretario de Saúde Manoel Paulo, de Guanambi fizeram apelo para que a imprensa ajude a combater o preconceito e a perseguição de moradores com pacientes testado positivo ou suspeito de Covid-19.

O apelo surgiu após relatos de pacientes testados positivos ou suspeitos para Covid-19 afirmarem que estão sofrendo perseguições de alguns moradores, e isso está causado transtorno e preocupação. O secretário ainda enfatizou que situação semelhante está acontecendo com os profissionais de saúde, em especial no distrito de Mutans.

A coletiva foi restrita apenas para imprensa, e na oportunidade, foi questionado sobre as falhas na comunicação da gestão e a divulgação de informações falsas por moradores, o que, consequentemente, está gerando pânico na cidade. (assista a coletiva)

Um profissional da imprensa ainda perguntou sobre a quantidade de respiradores disponíveis na cidade. O prefeito respondeu que há três respiradores disponíveis e quatro estão em andamento – “são respiradores destinados apenas para Guanambi e são da rede municipal, vale ressaltar isso”, enfatizou o prefeito.  Em seguida, o secretário acrescentou que 70% dos pacientes que vierem a ser positivo em Guanambi serão tratados em casa e que o Hospital de Campanha, antiga Promater, pode ampliar até para 10 leitos de UTIs.

O secretário ainda ressaltou que os profissionais que estão sendo contratados para o enfrentamento do Covid-19 na cidade, também estão aptos e capacitados para atender os 10 leitos de UTIs, caso venha existir.

O secretário de saúde também citou uma outra preocupação na cidade – o números crescentes de casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Ele afirmou que precisa prestar atenção e também, não se pode descartar um surto de dengue e de casos de pacientes que precisem ficar internado ou até mesmo, de UTI.

Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (21), Guanambi registrou 86 casos confirmados de dengue, Zika e Chikungunya em 2020. Houve um aumento de 60 casos confirmados em pelo menos 30 dias. 

Segundo o boletim emitido pela secretaria de saúde de Guanambi, são 14 casos confirmados por teste rápido e 4 resultados positivo pelo Lacen-BA. Até a quinta-feira (21), há 1.398 pessoas em monitoramento, 239 casos foram notificados e 112 casos descartados. Não há óbito ou paciente com quadro grave na cidade.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de maio de 2020 15:21

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio